Guaíba volta a subir e preocupa Região Metropolitana

O nível do Guaíba em Porto Alegre começou a subir nesta segunda-feira (17), após as fortes chuvas que atingiram a Metade Norte do Rio Grande do Sul no fim de semana. A expectativa é que o lago continue subindo ao longo da semana, mas não deve alcançar a cota de transbordamento no Cais Mauá, como aconteceu em maio.

O aumento do nível do Guaíba é resultado da cheia dos rios Taquari e Caí, seus principais afluentes. O Rio Taquari, por exemplo, está em 22 metros em Estrela e continua subindo, mas sem previsão de atingir o pico da cheia de maio. As águas do Taquari levam entre 24 e 36 horas para chegar a Porto Alegre.

Já o Rio Caí está em 14 metros em São Sebastião do Caí, com tendência de alta. No entanto, a expectativa é que a cheia seja menos intensa do que a de maio.

Outros afluentes, como o Jacuí, Sinos e Gravataí, também terão aumento de vazão nos próximos dias, o que contribuirá para a elevação do nível do Guaíba. Prevê-se que o lago ultrapasse a cota de alerta de 2,50 metros, mas não deve chegar à cota de inundação.

O principal risco está nas ilhas do Guaíba, onde a água havia recuado após a cheia anterior. Com a nova subida do lago, espera-se alagamentos no bairro Arquipélago, mas em menor escala do que em maio.

Sair da versão mobile