Guaíba acelera baixa e se distancia mais da cota de inundação

As primeiras horas deste sábado e do mês de junho trouxeram uma excelente notícia para Porto Alegre. O nível do Guaíba não apenas seguiu a tendência de baixa como na madrugada de hoje acelerou o ritmo de baixa, as informações são da Metsul.

Régua da empresa TideSat no Cais Mauá indicava no começo da manhã deste sábado marca de 2,84 metros, o que significa 16 cm abaixo da cota de transbordamento no cais. O número indica um nível quase 15 cm abaixo do que a MetSul observou na tarde de ontem no porto.

O Guaíba ontem caiu abaixo da cota de inundação de 3,00 metros no Cais Mauá e as águas estavam durante a tarde pouco abaixo do piso do cais, em alguns momentos extravasando por conta da fraca ondulação.

Como a MetSul Meteorologia tem informado, o cenário que se apresenta tanto de chuva como de vento no curto prazo é bastante favorável. Este fim de semana será de sol e nuvens em Porto Alegre e nas bacias dos rios contribuintes.

Além disso, a previsão para este fim de semana indica vento do quadrante Norte, o que proporciona um escoamento mais rápido das águas para a Lagoa dos Patos e seguirá favorecendo a baixa do Guaíba.

A tendência de baixa pode ter uma interrupção no começo da semana, quando na segunda-feira se espera a chegada de uma frente fria sem maior atividade com chuva sem altos volumes e vento Sul, que pode provocar um repique moderado de nível.

Mesmo com alta temporária, na sequência o ritmo de baixa será retomado porque a vazão dos rios contribuintes já está muito menor do que há alguns dias e não há previsão de volumes elevados de chuva para os próximos dez dias que possam gerar uma nova onda de vazão.

Leia também:  Desmoronamento de terras interdita via municipal em Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo