O primeiro domingo de junho no Rio Grande do Sul em nada recordou o mês costumeiramente frio, primeiro do inverno meteorológico, em sua tarde com bastante sol e temperatura muito elevada para a época do ano no estado gaúcho, as informações da Metsul.
Embora o amanhecer tenha sido ainda frio, com temperatura mínima de 2,9ºC em São José dos Ausentes, o ingresso de ar quente durante o dia elevou acentuadamente as marcas nos termômetros com a aproximação de uma frente fria pelo Uruguai.
As máximas durante a tarde na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 28,8ºC em Campo Bom; 28,3ºC em Alegrete; 28,2ºC em São Borja; e 28,0ºC em São Luiz Gonzaga e São Vicente do Sul. No Noroeste, estação particular indicou 30,1ºC em Porto Xavier. Em Porto Alegre, a máxima no Jardim Botânico chegou a 27ºC.
O calor fora de época deste domingo, entretanto, está com as horas contadas e o tempo vai mudar radicalmente no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com a chegada de uma frente fria.
O sistema frontal, que neste momento está no Uruguai e começa a ingressar nesta noite de domingo pela fronteira e o extremo Sul gaúcho, vai trazer chuva para a maioria das áreas do estado e queda acentuada da temperatura.
O retorno da chuva, como a MetSul tem insistido, não deve preocupar. Será um episódio breve e pouco expressivo de precipitação. Chuva, sempre é bom lembrar, é normal e nesta época do ano costuma chover um ou dois dias por semana. Anormal foi a quantidade de chuva que caiu em tão curto período no fim de abril e no começo de maio.
Para o nosso alívio no Rio Grande do Sul, o cenário para esta segunda não indica chuva com volumes elevados, assim as precipitações no máximo atrapalharão a limpeza nas áreas que inundaram. Não haverá repique de cheias de rios, insistimos.
É possível que em alguns pontos do Oeste e do Norte do estado sequer chova hoje. Nos locais em que mais chover, e não serão muitos, a precipitação deve atingir 30 mm a 40 mm.
No geral, a chuva na maior parte do estado, nas áreas em que chover, devem se situar até 10 mm ou 20 mm com muitos locais abaixo de 10 mm. A chuva tende a ocorrer mais em cidades do Centro, Sul e o Leste do estado.
Já nesta segunda começa a ingressar ar seco e frio na retaguarda da frente fria e o sol já retorna em algumas regiões, como o Oeste e o Sul. No final da segunda, o tempo vai estar firme em quase todo o estado.
A massa de ar frio ingressa com vento Sul moderado e com rajadas no Leste do estado, o que elevará o Guaíba temporariamente nesta segunda, podendo voltar a atingir a cota de transbordamento de 3,00 metros no cais.
Com a chegada do ar frio, a tarde desta segunda será fria com marcas consideravelmente mais baixas que as deste domingo no mesmo horário, em muitos casos até 15ºC inferiores. Porto Alegre e região metropolitana, que neste domingo estavam com 27ºC a 28ºC às 15h, devem ter 13ºC a 14ºC na maioria das cidades nesta segunda na mesma hora.
As mínimas da segunda-feira ocorrem no final do dia, quando faz frio a muito frio em grande parte do Rio Grande do Sul. Na noite de segunda, ao redor das 21h, os termômetros podem indicar 7ºC na Campanha, 6ºC a 7ºC na Serra e Aparados, 9ºC a 10ºC em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, e 8ºC a 10ºC na região de Passo Fundo.
O final da segunda-feira frio deve levar a um amanhecer muito frio na terça, que pode ter mínimas de 0ºC a 2ºC com geada na Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra. Porto Alegre deve ter 8ºC.
O frio, porém, vai durar pouco. Na quarta, ar quente começa a retornar pelo Noroeste e organiza uma frente quente com chuva no Sul e no Leste gaúcho. Por isso, a segunda metade desta semana será quente no estado com tardes de temperatura alta para junho.