Uma forte massa de ar polar de origem continental vai derrubar as temperaturas no Sul do Brasil a partir deste fim de semana, afirma a Metsul. A previsão é de frio intenso com geadas em diversas cidades, além de queda de temperatura em partes do Centro-Oeste, Sudeste e até mesmo pontos do Norte do país.
Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra podem ter temperaturas entre -4°C e -7°C.
No Rio Grande do Sul, as mínimas podem chegar a -1°C ou 0°C em Santa Maria, -3°C a -5°C no Noroeste, -2°C a -4°C na fronteira com o Uruguai e na Campanha, e até mesmo abaixo de -5°C nas praias. Na Serra Gaúcha e Aparados da Serra, as temperaturas podem descer a -4°C a -7°C nas baixadas e entre -3°C e 0°C na maioria das localidades. Em Porto Alegre, a mínima oficial deve ser de 3°C ou 4°C no domingo e 2°C a 3°C na segunda.
Geadas generalizadas e congelamento são esperados no Sul.
A onda de frio trará geada generalizada no Rio Grande do Sul, na maioria das cidades de Santa Catarina e em parte do Paraná. O congelamento de água em canos e a formação de gelo em rodovias também são riscos.
O frio será intenso também à tarde.
As temperaturas baixas serão sentidas mesmo durante o dia, com máximas entre 10°C e 13°C na maior parte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a máxima pode ser de apenas 12°C no sábado e 11°C a 12°C no domingo. Várias localidades não devem passar de 10°C, com as serras registrando as temperaturas mais baixas.
Ressaca do mar é prevista para a costa gaúcha.
Ondas de até 3 metros podem atingir a costa gaúcha no final de semana, com forte ressaca.
Outras regiões também serão afetadas.
O frio será menos intenso, mas ainda significativo, em partes do Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.