Equipe feminina é ouro e Brasil encerra Copa do Mundo de halterofilismo com cinco medalhas
A Seleção Brasileira de halterofilismo paralímpico conquistou uma medalha de ouro, com a equipe feminina, além de um bronze, com a masculina, nesta quarta-feira, 26, último dia da Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia.
Com os resultados, o Brasil encerra a competição com dois ouros, uma prata e dois bronzes.
A equipe feminina brasileira foi formada pela paulista Mariana D’Andrea, junto à carioca Tayana Medeiros e à mineira Lara Lima. As atletas brasileiras ficaram na primeira colocação ao marcar 297,18 pontos na final. O vice-campeonato ficou com o Uzbequistão (235,19 pontos).
Já a equipe masculina do Brasil, formada pelo paulista Bruno Carra, pelo potiguar João Maria França e pelo mineiro Mateus Assis, derrotou a Tailândia na disputa do bronze, garantindo o terceiro lugar, após ter sido superada por Cuba na etapa anterior.
Na disputa de times, cada um dos participantes da equipe realiza apenas um levantamento por prova e os resultados são somados. É utilizada uma fórmula que dá mais pontos para os levantamentos de atletas mais leves, com o objetivo de equiparar as performances de todos os halterofilistas na composição do resultado final.
Durante as disputas individuais, a medalha dourada foi obtida pela campeã paralímpica e mundial Mariana D’Andrea, na categoria até 73kg, com um levantamento de 145kg. A prata foi conquistada por Tayana Medeiros, na categoria até 86kg, após a atleta erguer 145kg. Por fim, Lara Lima conquistou o bronze na categoria até 41kg ao suportar 107kg. As três atletas bateram recordes das Américas em suas respectivas faixas de peso.
A competição foi aberta na última quinta-feira, 20, e contou com a participação de 13 brasileiros. Essa foi a última disputa internacional da equipe antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início em 28 de agosto. Ela definiu as últimas vagas do halterofilismo no megaevento.
A Seleção Brasileira da modalidade que estará na capital francesa será convocada no próximo dia 11 de julho, com transmissão no canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O calendário do halterofilismo ainda terá a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa. A competição acontecerá neste final de semana, dias 29 e 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Confira os resultados dos brasileiros:
Quinta-feira, 20 de junho
Lara Lima – até 41kg
Bronze – 107kg
Sexta, 21 de junho
João Maria França – até 59kg
10º colocado – 168kg
Bruno Carra – até 54kg
8ºcolocado – 161kg
Maria Rizonaide – até 50kg
7ª colocada – 106kg
Sábado, 22 de junho
Ana Paula Marques – até 61kg
5ª colocada – 104kg
Domingo, 23 de junho
Ailton Souza – até 80kg
5º colocado – 195kg
Ezequiel Côrrea – até 80kg
Sem movimentos válidos
Evânio Silva – até 88kg
Sem movimentos válidos
Maria de Fátima Castro – até 67kg
6ª colocada – 127kg
Segunda-feira, 24 de junho
Mariana D’Andrea – até 73kg
Ouro – 145kg
Caroline Alves – até 79kg
5ª colocada – 127kg
Terça-feira, 25 de junho
Tayana Medeiros – até 86kg
Prata- 145kg
Mateus de Assis – até 107kg
Sem movimentos válidos
Quarta-feira, 26 de junho
Time masculino
Bronze
Time Feminino
Ouro
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Tayana Medeiros, Maria Rizonaide e Lara Lima são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Bruno Carra e Mariana D’Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro