Um deslizamento de terra no bairro Berto Círio, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, na última sexta-feira (21), deixou 60 pessoas desabrigadas. De acordo com a prefeitura, 21 casas foram interditadas e outras 8 foram completamente destruídas.
As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram o transbordamento dos rios dos Sinos e Caí, o que, por sua vez, contribuiu para o deslizamento. No total, 120 moradias foram destruídas em toda a cidade.
Os moradores desabrigados foram acolhidos em casas de familiares e amigos, além de abrigos públicos disponibilizados pela prefeitura. O poder público também está prestando assistência social às famílias afetadas, incluindo cadastramento em programas sociais e auxílio financeiro.
O prefeito da cidade, Rodrigo Battistella (PT), lamentou o ocorrido e afirmou que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para auxiliar as vítimas. “Estamos vivendo um ano catastrófico, para ser esquecido. O que podemos fazer pela nossa população, estamos fazendo. Providenciamos lugares para ficarem enquanto se resolve essa situação e todos foram cadastrados em programas assistenciais dos governos municipal, estadual e federal”, disse o prefeito.