A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) e a Sala de Situação do Estado alertam para a chegada de uma frente fria que trará chuvas intensas ao estado entre os dias 15 e 17 de junho.
Todas as regiões do RS serão afetadas pelas instabilidades, com os maiores volumes de chuva previstos para os Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, onde os acumulados podem chegar a entre 150 mm e 200 mm.
O que está causando as chuvas?
Esse quadro climático é resultado da formação de um novo bloqueio atmosférico no centro do Brasil, que direciona frentes frias e instabilidades para o sul do país.
O que está sendo feito?
- A Sala de Situação do Estado acompanha de perto a situação e atualiza as informações sobre as condições climáticas frequentemente.
- A Defesa Civil do RS já está em contato com as prefeituras para a adoção de medidas preventivas, com foco em áreas com pequenos rios, córregos e sistemas de drenagem que precisam de manutenção e limpeza.
- Áreas de risco para deslizamentos de terra estão sendo avaliadas pelos municípios, para que ações de prevenção sejam tomadas o quanto antes.
Recomendações para a população:
- Fique atento aos avisos oficiais e siga as instruções das autoridades.
- Mantenha-se informado sobre a previsão do tempo e os possíveis impactos das chuvas na sua região.
- Tome medidas de precaução em casa, como desobstruir calhas e valetas, e garantir a segurança de animais e objetos soltos.
- Evite áreas de risco, como encostas e margens de rios, durante as chuvas fortes.
- Em caso de emergência, ligue para o 199 ou para o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil do RS reforça a importância da colaboração da população para garantir a segurança durante o período de instabilidade climática.