A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM) e do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resgatou, nesta quarta-feira (26/06), pássaros silvestres mantidos em cativeiro, no município de Erechim.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência, os policiais militares flagraram diversas gaiolas com pássaros silvestres. Foram identificadas 43 gaiolas, 15 delas vazias e 28 abrigavam pássaros das espécies conhecidas como Trinca-ferro, Sanhaço-frade, Cardeal, Azulão, Canário-da-terra e um Pintagol exótico. Além das gaiolas também foram localizadas 5 armadilhas para captura de aves, diretamente da natureza.
Os moradores possuíam cadastro junto ao IBAMA para criação amadora de aves silvestres, porém somente 4 pássaros estavam com anilhas e 5 estavam em desacordo com a relação de passeriformes. Desta forma, os homens responderão pelo crime contra a fauna e maus-tratos a animais, devido ao estado insalubre das gaiolas que tinham os pássaros.
Um Boletim de Ocorrência Policial foi lavrado e os pássaros foram encaminhados para avaliação médico-veterinária. Após adaptação e poderão retornar ao habitat natural.
As gaiolas e armadilhas foram apreendidas e serão destruídas.