Asteroide “assassino de planetas” passará próximo da Terra nesta quinta; saiba como observar

Um visitante colossal cruzará os céus da Terra nesta quinta-feira (27). Trata-se do asteroide 2011 UL21, apelidado de “assassino de planetas” por seu tamanho grandioso, que fará uma passagem próxima ao nosso planeta. Apesar do nome intimidador, os terráqueos podem respirar aliviados pois a distância mínima entre o gigante espacial e a Terra foi de cerca de 6,6 milhões de quilômetros, sem chances de colisão.

Com um diâmetro estimado entre 1,7 e 3,9 km – a Agência Espacial Europeia (ESA) arrisca um valor de 2,3 km -, o 2011 UL21 se destaca como um gigante entre os asteroides conhecidos, superando 99% deles em tamanho. Segundo o Virtual Telescope Project, encontros próximos com asteroides dessa magnitude acontecem em média a cada 10 anos. Embora classificado como “potencialmente perigoso”, o 2011 UL21 manteve uma distância segura durante sua visita.

O Virtual Telescope Project fará uma transmissão da passagem do asteroide, a partir das 16h (horário de Brasília). Observadores com telescópios adequados também terão a oportunidade de avistá-lo no céu noturno.

No fim de semana, outro asteroide, batizado de 2024 MK, também fará uma aparição próxima à Terra. Apelidado de “assassino de cidades” por seu tamanho estimado entre 130 e 280 metros, o 2024 MK passará a cerca de 296 mil km da Terra, uma distância considerada curta por especialistas. No entanto, assim como o 2011 UL21, a colisão está fora de cogitação. A maior aproximação do 2024 MK está prevista para o sábado, 29 de junho.

Informações POA 24h.

Sair da versão mobile