Área de risco de desmoronamento em Cruzeiro do Sul será evacuada novamente a partir de hoje

Moradores de uma área com risco de desmoronamento no centro de Cruzeiro do Sul precisarão deixar suas casas novamente a partir de hoje, quinta-feira (13). A decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal, com base em um parecer técnico emitido pela empresa Magma Geologia e Meio Ambiente, contratada para monitorar a situação.

O documento, entregue ao governo municipal nesta tarde, alerta para o alto volume de chuvas previsto para a região nos próximos dias. Segundo o geólogo Leandro Petry, diretor da Magma, esse volume de água pode colocar em risco a segurança dos moradores.

“A evacuação é uma medida preventiva para garantir a segurança das pessoas”, explica Petry. “O retorno para as casas só será possível após a avaliação geotécnica do local, que será realizada após a cessação das chuvas.”

Evacuação anterior

A área em questão já havia sido evacuada no dia 23 de maio, após um estudo da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema) indicar risco iminente de desmoronamento. Na ocasião, 65 famílias (cerca de 300 pessoas) foram retiradas de suas casas.

O retorno dos moradores foi autorizado no dia 31 de maio, mas com restrições de uso da área. Segundo a Prefeitura, novas medidas serão informadas nos próximos dias.

Sair da versão mobile