Após 2 anos, conta de luz ficará mais cara em julho no Brasil; entenda

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária de energia elétrica será amarela em julho. Isso significa que haverá um custo adicional na conta de luz dos consumidores. A medida, que coloca fim a um ciclo de mais de 2 anos com a bandeira verde, visa garantir o fornecimento de energia durante o período seco, quando a geração pelas hidrelétricas é menor.

Aumento na conta

O valor extra a ser pago na conta de luz será de R$ 1,88 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Segundo a Aneel, o aumento se deve à combinação de dois fatores: a previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano e o crescimento do consumo de energia no mesmo período.

Fatores que influenciaram a decisão

A decisão de acionar a bandeira amarela foi tomada com base em diversos indicadores, como o GSF (risco hidrológico) e o PDL (Preço de Liquidação de Diferenças).

Consumo consciente

A Aneel pede aos consumidores que utilizem a energia de forma consciente para evitar desperdícios e ajudar a preservar os recursos naturais.

Bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias de energia elétrica funcionam como um sinal de preço para o consumidor. Cada bandeira tem um custo adicional que varia de acordo com as condições de geração de energia no país.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo