O Centro de Ajuda Humanitária de Santa Cruz do Sul entregou um certificado de reconhecimento a voluntários civis e empresas parceiras que atuam, desde o dia 2 de maio, na assistência a pessoas afetadas pelas enchentes na região do Vale do Rio Pardo. O ato aconteceu nesta sexta-feira (24/5), no Ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), um dos quatro centros de distribuição montados na cidade. O evento contou com representantes da Unisc, da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.
Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, coronel Claiton Marmitt, a homenagem é uma maneira de demonstrar gratidão pelo trabalho solidário e altruísta desses voluntários. “Eles saíram de suas casas, onde estavam em segurança, no meio do evento meteorológico, e vieram nos auxiliar no desafio complexo que foi assistir as populações em vulnerabilidade. Essas pessoas ajudaram a salvar vidas”, frisou Marmitt.
Diariamente, cerca de 40 voluntários participam da operação, que inclui entrega de água, alimentos, roupas e agasalhos para quem precisa. Um deles é Matheus Peixoto. “O mínimo de ação que cada voluntário realiza faz muita diferença. Tudo o que fizemos aqui é pensando no amor ao próximo”, afirmou.
A coordenadora da equipe, major do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Lucilda Alves Ferreira, ressaltou que sem a cooperação dos voluntários, o trabalho seria redobrado. “A entrega do certificado é para agradecer por todo o apoio prestado, pelo empenho e comprometimento nos dias de calamidade. O trabalho tem sido difícil, cansativo, mas juntos nós estamos conseguindo”, concluiu a coordenadora.
Até o momento, a estrutura em Santa Cruz do Sul já recebeu 3.133 carretas com ajuda humanitária e entregou o equivalente a 1.270 toneladas em donativos para 73 municípios de diversas regiões de todo o Estado.