Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, a gestão municipal de Veranópolis esteve reunida para dar andamento, e organizar as prioridades, nas ações que estão sendo executadas no município devido a situação de calamidade que está sendo vivenciada.
Foram alinhados os serviços de obras e recuperação de estradas, dando prioridade às comunidades onde o acesso ainda não foi possível, além de avaliar também as prioridades nas obras necessárias na área urbana. Sob orientação do DNIT segue o bloqueio da BR 470, km 178, em Vila Azul, e o acesso continua sendo realizado pela Rua Buarque de Macedo.
Avaliou-se o grande dano causado na área rural e consequentemente na agricultura, além das dificuldades enfrentadas pelo comércio, serviços e empresas.
Ficou acordado que as rotas para os serviços de saúde em outros municípios serão realizadas por via terrestre que são possíveis independentemente da situação climática. A Secretaria Municipal da Saúde está buscando junto ao Governo do Estado a transferência da pactuação dos serviços tendo como referência a região de Passo Fundo e não mais Porto Alegre, que oferece mais agilidade e segurança neste deslocamento.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, levantou questões sobre auxílios habitacionais que serão necessários, os quais passaram por vistoria do setor de Engenharia. Relatou os serviços que estão sendo oferecidos a nível nacional e estadual, onde a equipe estará repassando todas as informações às famílias necessitadas. Também trouxe a dificuldade de oferta de imóveis para locação às pessoas que saíram de suas casas, foram acolhidas por amigos ou familiares e que a partir de agora buscam um espaço para morar até que suas residências sejam reestruturadas ou até reconstruídas.
Destaca-se que a liberação do FGTS para o município de Veranópolis está em tramite junto à Caixa Econômica Federal e estará disponível nos próximos dias.
Nesta reunião o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, destacou o empenho de todos realizados desde o dia 1º de maio e afirmou que “juntos seguimos buscando o melhor para o município”.