Quem passou pelo km 170 da BR-116, em Caxias do Sul, no fim da tarde desta segunda-feira (20) já pode desfrutar da pista totalmente recuperada, inclusive com asfalto. O trecho, localizado no distrito caxiense de Vila Cristina, já estava liberado para trânsito desde a semana passada, com a reconstituição da base e do leito da estrada, e o bom tempo deste início de semana permitiu a conclusão dos trabalhos, com a colocação da cobertura final. Para esta terça (21) está prevista uma ação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que vai colocar as proteções laterais na via.
Este ponto da estrada, destruído após a enxurrada da primeira semana de maio, foi reconstruído em uma ação emergencial organizada por um grupo de empresários e usuários da BR, e que contou com o apoio da comunidade de Vila Cristina e supervisão técnica do Dnit. Ao todo foram seis dias efetivos de trabalho, que possibilitaram que a BR-116 pudesse ser novamente usada como ligação entre a área urbana de Caxias e pontos que ficaram praticamente isolados, além de possibilitar mais uma alternativa para ligação entre a Serra e a Capital.
O material e o maquinário usados na obra foram fornecidos por empresários parceiros, e uma arrecadação de recursos foi feita para bancar os custos. De acordo com a empresária Simone Fagundes, uma das organizadoras da ação, nas próximas semanas vai ser feita uma prestação de contas à comunidade. Na ocasião vão ser detalhados os valores arrecadados e como o dinheiro foi aplicado.
O tráfego entre Caxias e Vila Cristina via BR-116 foi liberado na última quinta-feira (16), após a reconstrução do km 170 e a desobstrução de outros pontos da estrada em Galópolis. O trânsito funciona sem pontos de interrupção, mas está aberto somente entre 7h e 17h, com bloqueio noturno devido a questões de segurança.
Fonte: Jornal Pioneiro