Travesseiro registra primeiro óbito por Leptospirose; Lajeado monitora 18 casos suspeitos

As fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas trouxeram consigo um alerta para a proliferação de doenças como a leptospirose. No município de Travesseiro, no Vale do Taquari, a doença já causou a primeira morte: o senhor Eldo Gross, de 67 anos, residente na localidade de Barra do Fão, faleceu após contrair a bactéria.

Além do óbito, outros três casos de leptospirose estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde local. Segundo as autoridades, os pacientes contraíram a doença durante a recente enchente.

Lajeado também registra casos suspeitos

Preocupante, a situação se estende para outros municípios da região. Em Lajeado, a Vigilância Epidemiológica monitora 18 casos suspeitos da doença.

Prevenção e sintomas

Diante do risco, as autoridades alertam a população sobre a importância de tomar medidas preventivas para evitar a leptospirose, hepatite e tétano, doenças comuns após enchentes. Entre as medidas estão:

  • Evitar contato com água ou lama contaminada: Use botas de borracha e luvas ao limpar áreas alagadas.
  • Lave as mãos com frequência: Utilize água e sabão após qualquer contato com água ou lama.
  • Mantenha alimentos e água em local seguro: Proteja os alimentos de inundações e animais.
  • Procure atendimento médico imediato em caso de sintomas: Febre alta, dor no corpo, mialgia, dor nas panturrilhas, náuseas, vômitos e icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) podem ser sinais da doença.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo