Termonebulização ajudará o Samae a identificar irregularidades nas ligações de esgoto no bairro Serrano em Caxias do Sul

Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) farão, na próxima sexta-feira (24/05), o serviço de termonebulização no bairro Serrano. O trabalho passará pelas ruas Professor Marculino Chaves, Angelo Orlandi, Silvino Paulino Birk e Vitor Borges Vieira. O procedimento serve para identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes.

Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias, chuveiro, etc.), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

  • Ligação de calha de chuva;
  • Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
  • Ligação de boca de lobo;
  • Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Se encontrada irregularidades, o morador recebe uma notificação com prazo para providenciar o conserto e regularizar sua rede.

Em caso de más condições climáticas, o serviço poderá ser cancelado. Para mais informações, o usuário pode contatar o telefone 115, plantão 24 horas.

Leia também:  Cirurgiã-dentista é presa em flagrante pela Polícia Civil do RS por utilizar marca de toxina botulínica proibida no Brasil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo