Situação de Veranópolis e região devido as fortes chuvas repercute em cidades irmãs italianas

Meios de comunicação da Itália, principalmente da região próximas as cidades irmãs de nossa região brasileira, repercutem a situação do Rio Grande do Sul após as chuvas, confira o impresso do Jornal Gazetino de Rovigo, Itália.

A região brasileira do Rio Grande do Sul, onde se encontra Veranópolis, cidade geminada com Porto Viro, foi atingida nos últimos dias por uma das piores calamidades naturais que já atingiram o país. O saldo da catástrofe é de 100 mortos e mais de 160 mil desabrigados em toda a região, mas nos próximos dias esses dados podem até aumentar, devido às chuvas incessantes que continuam a castigar a área com mais de 552 milímetros de água caída em apenas 5 dias.

“Nossas cidades se tornaram rios em fúria, pontes e estradas não existem mais”, afirma o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, que acrescentou: “Devido às inundações, 4 turistas perderam a vida e tivemos que recorrer a mais de 400 salvamentos por helicóptero”.

O apelo também chegou ao Polesine, justamente por parte de vários habitantes do Rio Grande do Sul e Veranópolis que em Porto Viro têm parentes e amigos de longa data. A atender a solicitação foi o grupo minoritário liderado por Maura Veronese, que imediatamente dirigiu uma mensagem ao prefeito Mantovan para que fossem promovidas todas as iniciativas de solidariedade que se considerassem mais eficazes. O pedido de Veronese é simples: deixar de lado as adversidades políticas dada a grave situação que os cidadãos brasileiros estão atravessando, promovendo uma colaboração ativa entre todas as forças políticas de Porto Viro. “Devido a esta emergência”, explica Maura Veronese, “e em virtude da resiliência do nosso território a este tipo de calamidade natural, sentimos o dever de fazer o possível para nos mobilizarmos de forma a dar uma mão aos amigos de Veranópolis e, mais em geral, à região do Rio Grande”.

Os dois municípios estão ligados por um geminamento com mais de vinte anos e numerosos foram os intercâmbios culturais que ocorreram ao longo dos anos, o que fez com que se estabelecesse um estreito relacionamento de um lado ao outro do mundo. “Chegou a hora de mostrar a força desses geminamentos”, conclui o apelo a minoria, “por isso estamos disponíveis para qualquer tipo de encontro para coordenar uma eventual iniciativa solidária”.

Sair da versão mobile