Reunião define prioridades para o turismo da Região Uva e Vinho após chuvas no RS

A Atuaserra, juntamente com o CISGA e Amesne, com o apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, reuniu representantes associados e do trade turístico no Dall’Onder Grande Hotel, na tarde do dia 20 de maio de 2024, para definir ações emergenciais e estratégias para o restabelecimento do turismo na Região Uva e Vinho, após situações ocasionadas pelo excesso de chuvas recentes no Estado do Rio Grande do Sul.

O encontro contou com a presença de Luiz Fernando Rodriguez Júnior, Secretário Estadual de Turismo, Rafael Carniel, Diretor Geral da Secretaria de Turismo do RS, o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Evandro Soares, secretários municipais de turismo da Região Uva e Vinho, representantes das entidades parceiras da Atuaserra e do trade turístico.

De imediato, Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, apresentou brevemente o diagnóstico da situação e prioridades infraestruturais dos 33 municípios da Região Uva e Vinho, documento que já foi encaminhado à Secretaria Estadual de Turismo.

Luiz Fernando Rodriguez Júnior apresentou a proposta de colaboração inter-regional da Serra Gaúcha e Governo do RS, propondo que a comunicação seja unificada e clara entre as regiões Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Esta iniciativa visa auxiliar na promoção e restabelecimento do turismo seguro no Estado.

Beatriz sugeriu a adesão ao termo “Serra Gaúcha” como marca unificada para fortalecer a identidade regional e promover a segurança e transparência na comunicação. O grupo presente votou e aprovou a adesão à nomenclatura “Serra Gaúcha”.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, que representou a Amesne e o CISGA, destacou a importância de parcerias e da assistência externa, incluindo ajuda de multinacionais e outros governos estaduais. Ressaltou que a prioridade está em resgatar pessoas em áreas de risco e restaurar acessos, especialmente à Cotiporã.

Leia também:  PRF intercepta carregamento de 100 kg de cocaína escondidos em caminhonete na BR-386

Gleuza Jesué, Diretora de Reparação da Multinacional Vale, que acompanhava o Prefeito Diogo, falou sobre a reconstrução e resiliência do povo gaúcho, enfatizando a necessidade de união e a construção de um novo futuro, com foco em reinventar e reconstruir. “O momento é de união, com o objetivo de reinventar a região.”

O Secretário Luiz Fernando falou ainda sobre o estudo das soluções financeiras e de infraestrutura. As propostas incluem mudanças de juros, criação do “Fungetur de Calamidade”, isenção de impostos e flexibilização de contratos trabalhistas. Destacou a importância de soluções imediatas em algumas rodovias. Rafael Carniel apresentou as fontes existentes de financiamento, dentre elas o FUNGETUR, o Fundo de Amparo ao Trabalhador e os recursos do BNDES, enfatizando que os juros devem ser discutidos junto aos Ministérios para que tenham a mesma taxa aplicada ao setor agropecuário.

Referente à promoção turística e eventos, Luiz Fernando citou o lançamento de uma política de incentivo ao turismo interno com a campanha “Gaúcho Conheça o RS”. Além disso, destacou o apoio que o Estado deverá dar aos grandes eventos como Festival de Natal, Festival de Cinema, 20 de setembro, Oktoberfest e Vindima, que serão promovidos para estimular a economia local. Apresentou a possibilidade de uma agenda de retomada dos eventos a partir de junho, como incentivo de promoção do turismo indutor, identificando quais eventos promovem o fluxo turístico.

Os resultados desta reunião e de outras reuniões realizadas pela SETUR/RS estarão no documento que será encaminhado ao Ministério do Turismo na próxima quarta-feira, 22 de maio, por meio da Comitiva Estadual que estará em Brasília.

Fotos: Sene Comunicação e Marketing.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo