O Santuário de Caravaggio, neste final de semana que antecede a 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, a ser realizada nos dias 25 e 26 de maio, teve vários momentos de preparação para a grande festa, com sinais de caridade. A pré-romaria, Caminhada e Corrida da Fé, que foi cancelada conforme decisão da organização, ainda assim, a missa das 10h30min foi mantida como sinal de esperança. Na missa das 16h, o Executivo Municipal esteve presente na Santa Missa, celebrando os 25 anos do Pró-Saúde em Farroupilha.
Na missa das 17h, ocorreu a 1ª Romaria da Rede Murialdo e às 19h, o Santuário de Caravaggio celebrou a Vigília de Pentecostes. Já no domingo, 19, aconteceu a 2ª Romaria do Movimento do Cursilho de Cristandade na missa das 11h.
Na solene celebração da Vigília de Pentecostes, o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana lembrou do momento difícil pelo qual passa o Rio Grande do Sul: “Deus está próximo do seu povo, nunca o abandonou em nenhum dos momentos, e se o percebemos distante, estamos errados, pois Ele habita em nossos corações. Assim como toda a criação, também nós, conforme ouvimos do Apóstolo Paulo, gememos, como em dores de parto, esperando o dia da libertação. Não apenas a criação, mas todos nós, e não sabemos como expressar em palavras o que o Espírito que ora em nós, porque não sabemos o que pedir, mas Ele conhece as nossas necessidades. Portanto, é o Espírito que age em nós e derrama seu amor e esperança em nossos corações. É bom estar em Caravaggio, pois neste grande, Rio Grande em que estamos, o santuário é como um porto seguro. A âncora deste santuário é a cruz, a esperança. Esperamos pelo que não vemos, mas não precisamos ver.Temos confiança em Deus, estamos vivendo uma realidade em que a cruz do passado não pode ser mudada, e não devemos temer o futuro, devemos ter esperança”.
Este ano, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será realizada nos dias 25 e 26 de maio, com o tema “Fonte de Misericórdia, Rogai por Nós”, em celebração aos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul.