Prefeitura ingressa em uma nova era ao apresentar a primeira escola ampliada pelo sistema modular em Caxias

Na manhã deste sábado (24.05), o prefeito Adiló Didomenico entregou à comunidade caxiense a primeira escola contemplada com o inovador sistema modular, redesenhando, a partir deste momento, o futuro das construções das instituições de ensino do município.

“A construção modular irá transformar a construção de escolas no país e em nosso município. Estamos entrando em uma era de modernidade, de futuro, de construções rápidas com custos menores, mas acima de tudo de oferecermos mais vagas para a nossa comunidade. Precisamos evoluir muito, superar os entraves burocráticos no Brasil, temos dificuldade de fazer esse tipo de obra que é uma novidade”, ponderou Adiló.

Para a realização da obra foram investidos aproximadamente R$ 1,7 milhão. Atendendo a uma demanda antiga da região, EMEF Padre Leonardo Murialdo recebeu uma ampliação de 250 metros quadrados, resultando na capacidade de atendimento de 140 novos estudantes, especialmente de crianças da Educação Infantil.

“Para este dia tão especial, escolhi uma palavra que reflete o sentimento de cada um que está aqui, que é ‘alegria’. Alegria de estarmos juntos aqui, de receber este prédio tão lindo, que oportunizará um trabalho de excelência, alegria de ver estampado no rosto das crianças a esperança”, comemorou a secretária de Educação, Flávia Vergani.

Para a diretora da escola, Simone Pezzini, “a ampliação da escola não se trata apenas de um investimento financeiro, é um voto de confiança no nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças. Não é apenas uma construção física, é uma construção de oportunidades, de sonhos, um futuro mais promissor a todos que por nossa escola passam.”

Os novos espaços atendem às normas de acessibilidade universal, com inclusão de banheiros e rotas adaptados, além de garantir qualidades acústica e térmica aos ambientes. As redes elétricas e sistemas de fornecimento de água e esgoto, também foram ampliados e modernizados.

As construções modulares são em média 30% mais rápidas e mais econômicas, que as tradicionais construções de alvenaria, além de serem sustentáveis, por gerar menos entulho.

Ao final do ato de inauguração, o frei Jaime Bettega deu uma bênção à escola e os presentes foram convidados a visitar as novas instalações. Também estavam presentes o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, representando a Câmara de Vereadores o vereador Adriano Bressan, representantes das empresas que executaram a obra, demais autoridades e a comunidade escolar.

Sair da versão mobile