Novos temporais ameaçam o Rio Grande do Sul, alerta Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (7) para alertar sobre a chegada de uma nova frente fria que trará temporais generalizados pelo Estado a partir de amanhã, quarta-feira (8). As informações foram repassadas pela Sala de Situação e indicam que, apesar das chuvas fortes, o nível dos rios não deve subir, mas sim atrasar o recuo das águas em áreas já atingidas pelas inundações, como Porto Alegre, Região Metropolitana e cidades próximas à Lagoa dos Patos.
Segundo o último boletim da Defesa Civil, o Rio Grande do Sul contabiliza 159.036 pessoas desalojadas, 1.443.950 afetadas e 48.799 em abrigos. Diante da situação crítica, o governador Leite anunciou um auxílio inicial de R$ 200 mil para cada um dos municípios atingidos pelas cheias.
Novos temporais podem atrasar recuo das águas
A previsão indica que os temporais serão dispersos, com maior intensidade em algumas regiões do Estado. Apesar disso, as precipitações não devem elevar o nível dos rios, que já estão em processo de recuo em algumas áreas. No entanto, as novas chuvas podem atrasar esse processo, especialmente em locais onde o volume de água ainda é alto, como na capital Porto Alegre e na Região Metropolitana.