A obra da nova ponte que ligará os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na BR-116, está definida. A empresa vencedora da licitação, a Construtora Cidade, será responsável pela construção da nova estrutura, que terá um custo total de R$ 31 milhões.
A nova ponte será construída no local da antiga, que foi interditada no dia 12 de maio após a danificação de um dos pilares centrais pela força da correnteza do Rio Caí. A previsão é que a obra seja concluída em até oito meses, a partir da assinatura do contrato e da ordem de serviço, que devem ocorrer na próxima semana.
Para minimizar os impactos no trânsito durante a obra, o Exército Brasileiro instalará uma ponte provisória no local até a conclusão da nova estrutura. A ponte temporária terá pista única com aproximadamente 60 metros de extensão e será instalada em um desvio da BR-116, entre Vila Cristina e São José do Caí. A expectativa é que o tráfego provisório seja liberado até o final do mês de junho.
A nova ponte contará com um projeto executivo elaborado pela própria Construtora Cidade, vencedora da licitação. A estrutura terá características modernas e seguras, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e a durabilidade da obra.