Integrantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) visitaram o abrigo da Ulbra, em Canoas. As equipes da secretaria, que incluem assistentes sociais e psicológas, conversaram com voluntários, apresentaram os serviços da SJCDH e conheceram as demandas de abrigados, especialmente de mulheres e pessoas com deficiência.
Durante a ação, que foi realizada nesta quinta-feira (16/5), também foram disponibilizados materiais gráficos com os canais de atendimento do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM-VAM), localizado em Porto Alegre.
“Essa é uma parceria importante para entendermos as necessidades das pessoas e mostrarmos que estamos ao lado de todos, trabalhando para entregarmos ações importantes que de fato ajudarão todas as vítimas dessa tragédia que assola nosso Estado”, disse o titular da SJCDH, Fabrício Peruchin.
A diretora do Departamento da Mulher, Giselda Azambuja, disse que a presença da secretaria no abrigo buscou ouvir as mulheres abrigadas e identificar as necessidades delas, especialmente por estarem passando por um momento de luto em diversas áreas da vidas. “Esse foi um primeiro passo, que representa uma forma de dizer a essas mulheres: eu te olho, eu te sinto e eu te acolho”, afirmou.
O diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão, Moisés Bauer, esteve presente na ação para verificar as necessidades das pessoas com deficiência no abrigo. “A visita foi uma forma de buscarmos ativamente as demandas das pessoas com deficiência, que estão precisando de auxílio direto e imediato do governo do Estado”, disse.
Também estiveram presentes na ação integrantes da Secretaria de Segurança Pública e do Centro de Referência da Mulher, de Canoas.
As mulheres podem buscar ajuda por meio de mensagem de Whatsapp para CRM VAM: (51) 99275-8146.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul