O governador Eduardo Leite esteve nesta quinta-feira (16/5) em São Sebastião do Caí para acompanhar os trabalhos de limpeza e restabelecimento de serviços básicos no município, um dos mais afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul. Acompanhado do prefeito, Júlio César Campani, o governador visitou a central de doações, caminhou pelas localidades mais afetadas e verificou estragos em escolas e na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Na central de doações, o governador conversou com moradores que buscavam por mantimentos e verificou quais as necessidades mais urgentes para apoio humanitário na cidade. Na UBS e nas escolas, ouviu dos profissionais que atuam no atendimento à população sobre as demandas para restabelecimento dos serviços.
A primeira unidade de ensino visitada foi a Escola Municipal Alencastro de Guimarães. A estrutura foi preservada, mas equipamentos e materiais foram perdidos. No Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, Leite encontrou portas danificadas, além de equipamentos e materiais inutilizados pela água.
A escola Paulo Freire passa pela sua terceira enchente em menos de um ano. Em novembro do ano passado, o local sofreu grandes perdas, das quais ainda se recuperava, quando foi novamente atingido pelas chuvas no início de maio. O episódio deste ano foi o mais grave de todos, de acordo com os relatos emocionados da diretora e dos profissionais.
Ao abraçar a diretora, o governador afirmou que o restabelecimento das escolas é uma prioridade e que serão empregados todos os esforços e recursos para que o local seja recuperado e volte a receber os alunos com dignidade o mais rápido possível.
“Escola é prioridade porque, além de ser um lugar de ensino e conhecimento, é também um lugar de acolhimento para os estudantes. Estou cobrando das nossas equipes nas secretarias de Obras e da Educação que tenhamos instrumentos ágeis para fazer as intervenções e colocar os equipamentos necessários nas escolas”, disse Leite.
“Queremos que as escolas voltem a funcionar dignamente o quanto antes e que, no médio prazo, estejam não apenas readequadas, mas até mais bonitas do que antes, injetando ânimo e autoestima nessas comunidades que precisam tanto”, acrescentou.
Passado o período mais crítico de resgates, quando todos os esforços estavam concentrados em salvar vidas, o governador iniciou uma incursão pelas localidades mais atingidas pelas cheias. Leite já esteve em Eldorado do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e São Sebastião do Caí.
“Estou levando as demandas para encaminhá-las para as nossas equipes. São demandas de reconstrução e intervenções que precisam ser feitas para reduzir as chances de grandes impactos causados por novas chuvas lá na frente. Iremos a cada uma das regiões atingidas para termos o contato direto com o que está ocorrendo na ponta e assim melhorarmos o atendimento aos municípios”, afirmou.