Golpe do helicóptero surge em meio a tragédia das chuvas
Uma mulher em Bento Gonçalves quase caiu em um golpe ao tentar salvar três pessoas em perigo
Em meio à tragédia das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, golpistas se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para tirar vantagem. Uma mulher em Bento Gonçalves quase caiu em um golpe ao tentar salvar três pessoas em perigo.
A vítima, que trabalha em uma pousada local e prefere manter o anonimato, relata que seu chefe, uma colega de trabalho e a filha desta última estavam retidos na hospedagem, situada em uma área próxima ao Rio das Antas, que estava sofrendo deslizamentos. Todas as estradas que levavam ao local estavam bloqueadas.
Incapaz de contatar os bombeiros ou a Defesa Civil, a mulher buscou ajuda nas redes sociais da pousada. Foi então que chamou a atenção dos golpistas: recebeu uma mensagem com informações de alguém que supostamente realizava resgates aéreos e ligou para o número indicado.
O golpista exigia um pagamento antecipado de R$ 4 mil para efetuar o resgate, com metade do valor sendo pago imediatamente. O golpe foi frustrado quando a mulher compartilhou a situação com uma pessoa de confiança, que imediatamente desconfiou. Essa pessoa questionou a viabilidade de um resgate aéreo em meio à chuva.
Com a assistência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das filhas da funcionária isolada conseguiu chegar ao local e trazer os três em segurança. O empregador descobriu depois que uma sobrinha havia sido soterrada e faleceu, e que um amigo, proprietário de um restaurante próximo à pousada, também faleceu no deslizamento que atingiu a encosta.
As autoridades alertam para que as pessoas estejam atentas a golpes durante esse momento de crise enfrentado pelo Rio Grande do Sul. É importante verificar a fonte das informações antes de tomar qualquer atitude e nunca realizar pagamentos antecipados. Em caso de dúvidas, entre em contato com os órgãos oficiais de segurança.