Forte massa de ar frio avança para o Brasil e atingirá áreas das enchentes

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será a primeira incursão de ar frio de maior intensidade deste ano no Sul do Brasil, uma vez que o outono tem sido marcado por temperatura muito acima da média e escassos dias de temperatura baixa.

Normalmente, a chegada do frio seria celebrada por comerciantes e muitos pessoas que estão cansadas de altas temperaturas fora de época no Rio Grande do Sul, mas neste momento o frio intenso previsto apenas aumentará o drama de grande número de pessoas em alojamentos e abrigos temporários.

Por isso, a MetSul Meteorologia tem insistido na prioridade em doações de cobertores e agasalhos para atender o público numeroso desabrigado, que necessitará de formas de aquecimento. Não será a única incursão de ar frio vindo, uma vez que a segunda metade do mês terá novos episódios de temperatura baixa e com muita gente ainda fora de casa.

Outra preocupação é com os voluntários e forças públicas ainda participando de resgates nas águas no momento em que os rios voltam a subir. É certo que pessoal voluntário e de emergência sofrerá com hipotermia nas águas, aumentando a necessidade dos chamados cobertores de emergência.

A massa de ar frio será consequência de um ciclone poderoso de 950 hPa no extremo Sul do Atlântico, perto da Antártida, e de um centro de alta pressão igualmente poderoso, com mais de 1.040 hPa, que estará neste começo de semana na costa do Sul do Chile. A alta pressão infiltrará pela Argentina com o ar frio, alcançando o Brasil.

Os mapas a seguir do modelo europeu para as tardes de segunda, terça e quarta mostram a anomalia de temperatura (desvio da média) em 850 hPa (1.500 metros de altitude e não em superfície) em que se pode avaliar como será a evolução da incursão de ar frio e qual será a sua intensidade.

Leia também:  Chuva intensa e tempestades previstas para este domingo no RS

Esta massa de ar frio marcará o começo, na prática, do inverno no Rio Grande do Sul porque a partir desta semana o número de dias de frio vai aumentar muito e as jornadas de temperatura baixa tendem a ser bastante frequentes nas próximas duas a três semanas.

TEMPERATURA PERTO DE 0ºC EM ÁREAS SOB ENCHENTES

O frio vai atuar no Rio Grande do Sul durante toda esta semana e será mais persistente na Metade Sul gaúcha, uma vez que na Metade Norte deve voltar a chover com mínimas mais altas no final da semana.

Na Campanha, fronteira com o Uruguai, Oeste e Sul, o frio mais intenso deve ser sentido a partir da madrugada de terça. Até o final da semana, então, as mínimas serão baixas com marcas ao redor de 0ºC a 2ºC no meio da semana. Terça, sexta e sábado devem ter mínimas abaixo de 5ºC.

No Centro do estado, na região de Santa Maria, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta, antes da volta da chuva. Os termômetros podem atingir 3ºC a 5ºC. No Noroeste, a madrugada mais fria será a de quarta com 5ºC ou menos em vários pontos.

Na Grande Porto Alegre e nos vales, regiões mais castigadas por enchentes, esfria mais a partir da terça. As madrugadas de quarta e quinta serão as de menor temperatura. Na maioria dos locais, faz entre 6ºC e 8ºC na quarta e 5ºC a 7ºC na quinta. A temperatura cai mais em outros pontos da área metropolitana e dos vales, em zonas rurais, com 3ºC a 5ºC no meio da semana. Em Porto Alegre, o frio também será mais sentido de terça em diante. Pode fazer 8ºC a 10ºC na quarta e 6ºC a 8ºC na quinta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade esfria mais e as mínimas podem cair a valores ao redor de 5ºC e menos.

Leia também:  Desastres climáticos causaram 220 milhões de deslocamentos em 10 anos

Na Serra, esfria demais na terça e as temperatura seguem baixas no restante da semana. A quarta deve ter marcas de 0ºC a 5ºC cedo da manhã na região, conforme a altitude e os microclimas locais (baixadas e topos). As tardes de terça por nuvens e instabilidade serão muito frias. Nos Aparados, o frio se instala na terça e a quarta pode amanhecer com marcas abaixo de zero, as primeiras do ano na região. Aquece na quinta e terá chuva no final da semana.

REFRESCO NO SUDESTE

O ar frio derruba a temperatura ainda em Santa Catarina e no Paraná. Em São Paulo, o efeito será maior no Sul e no Leste do estado. Com isso, haverá um acentuado declínio da temperatura e uma quebra na sequência de semanas de calor fora do normal na cidade de São Paulo na terça e na quarta, mas não há previsão de muito frio. O ar quente retorna entre quinta e sexta para refrescar de novo no próximo fim de semana. Depois de um calor excepcional na segunda, o Rio de Janeiro terá um grande refresco entre terça e quartas com chuva. Em Minas Gerais, o calor prossegue.

FRIO TRARÁ GEADA

A massa de ar frio vai proporcionar condições favoráveis para geada na maioria dos dias desta semana na Metade Sul gaúcha, onde o frio será mais persistente durante a noite. Por isso, regiões como a fronteira com o Uruguai e a Campanha devem ter mais noites de geada e de intensidade moderada a forte em alguns pontos.

A quarta-feira (mapa) será o dia com geada mais abrangente no Rio Grande do Sul, uma vez que será a madrugada com temperatura mais baixa em um maior número de locais do estado. Haverá geada forte no meio da semana em municípios serranos do Norte gaúcho e do Planalto Catarinense.

Leia também:  São Paulo tem musical gratuito sobre Martin Luther King nesta quinta

COMO CONSULTAR OS MAPAS

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo