Por iniciativa do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que no contexto das enchentes que assolam o Estado está colaborando com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi criado um canal de comunicação para receber informações de pessoas desaparecidas: o email desaparecidos@mprs.mp.br. O MPRS conta também com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID). Além deste email, também podem ser encaminhadas demandas para o Disque 100, que replicará os pedidos para o email do MPRS.
As informações recebidas serão encaminhadas ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPRJ, que as converterá em registros no SINALID.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis do MPRS, Leonardo Menin, alerta para que a população encare esses canais com muita seriedade. “Trotes ou informações falsas atrapalham o trabalho de gerenciamento desses dados”, destaca o promotor de Justiça.
Além de Menin, participam do grupo que está tratando do tema com o SINALID a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS, Cristiane Corrales, e representantes do MPRJ, do Disque 100, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.