Enchentes no Rio dos Sinos: Novo Alerta para Evacuação em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Esteio

Moradores de áreas de risco em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Esteio devem buscar locais seguros imediatamente, conforme novo alerta das Defesas Civis das cidades. O nível do Rio dos Sinos segue subindo e a previsão é que atinja a marca de 8,06 metros, o que seria a maior enchente da história de São Leopoldo.

O acumulado de chuva no fim de semana provocou um aumento significativo no nível do Rio dos Sinos. Em São Leopoldo, o rio subiu 21 cm nas últimas 24 horas e a medição da manhã desta segunda-feira (13/05) indicou 5,90 metros, com elevação de 1,5 cm por hora. A situação é semelhante em Novo Hamburgo e Esteio, onde os rios também apresentam elevação constante.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, alertou a população para o perigo e pediu que busquem locais seguros. “Não retornem e nem limpem as casas neste momento, pois uma nova enchente pode atingir a cidade”, disse ele. A orientação é que a comunidade do Centro também saia das áreas alagadas.

Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil também emitiu alerta para os moradores dos bairros Canudos e Santo Afonso. A prefeitura está orientando que as pessoas não retornem para suas casas nos próximos dias e que fiquem atentas ao risco de deslizamentos, principalmente nas áreas altas da cidade.

Em Esteio, a Defesa Civil já havia alertado para a necessidade de evacuação do bairro Novo Esteio e Vila Osório. A água já retornou para algumas ruas e a previsão é que o nível do Rio dos Sinos continue subindo, afetando novamente as áreas já atingidas pelas enchentes na semana passada. O prefeito Leonardo Pascoal reforçou que este não é o momento de voltar para casa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo