DNIT estima que reconstrução da BR-470 custará mais de R$ 500 milhões; obra deverá contemplar sete viadutos em estudo inicial
A recuperação da BR 470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, será um desafio monumental. O DNIT estima um custo superior a R$ 500 milhões para reconstruir os 24 quilômetros de rodovia severamente danificados pelas chuvas. Além do alto valor, a obra exigirá soluções inovadoras para garantir a segurança e a resiliência da via contra futuros eventos climáticos extremos.
As equipes do DNIT trabalham em ritmo acelerado para desobstruir a rodovia e avaliar a extensão dos danos. A prioridade é remover o entulho e terra dos desmoronamentos, abrindo caminho para o início das obras de reconstrução. Ainda não há um cronograma definido, mas o DNIT busca soluções definitivas para evitar novos transtornos causados por chuvas intensas. Durante reunião realizada na tarde da quinta-feira, 16, na ACIV em Veranópolis, o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Passo Fundo, engenheiro Adalberto Jurach, declarou que inicialmente se estima a construção de sete viadutos na rodovia, eliminando a necessidade da rodovia passar por áreas de encosta propensas a deslizamentos.
O Ministério dos Transportes e o DNIT reconhecem a urgência em adaptar a infraestrutura às novas realidades climáticas. Por isso, buscam parcerias com a iniciativa privada para agilizar os projetos e reduzir os impactos de eventos climáticos extremos. Duas empresas já estão colaborando: uma na topografia da região e outra na elaboração dos projetos de construção dos viadutos.
A reconstrução da BR 470 representa mais do que a recuperação de uma rodovia. É um investimento na segurança da população, no escoamento da produção e no desenvolvimento regional.