A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SMLU) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), está realizando uma operação de limpeza na faixa de areia entre o Guia Corrente e a Avenida Garibaldi. A ação visa retirar uma quantidade expressiva de vegetação trazida até a praia pelas lagoas da região, via Rio Tramandaí.
Marcelo de Araújo Silva, secretário adjunto da SMLU, informou que o material coletado está sendo levado para o transbordo da Nova Nordeste. Para a remoção dos aguapés, as secretarias estão utilizando uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões. Esta é a segunda operação de limpeza em menos de 15 dias; a primeira foi realizada em 7 de maio, quando uma grande quantidade de vegetação chegou à praia.
Durante a atual limpeza, somente máquinas estão sendo usadas para evitar riscos aos trabalhadores. A vegetação removida inclui aguapés, plantas aquáticas que se deslocaram com as cheias.
Visitante Inesperado
Durante a remoção da vegetação, os funcionários da prefeitura, com o apoio de agentes da Patram, capturaram uma cobra Bothrops alternatus, conhecida como cruzeira ou urutu. Esta serpente peçonhenta é de grande porte e possui uma cauda curta, representando um risco significativo.
A prefeitura continua monitorando e limpando as áreas afetadas para assegurar um ambiente seguro e limpo para os moradores e visitantes de Imbé.