O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (22) que as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul provocaram mais de R$ 1 bilhão em danos na rede elétrica de baixa, média e alta tensões no Estado.
Segundo o ministro, mais de 40 equipamentos de alta tensão foram danificados pelos temporais desde o fim de abril. Silveira deu as informações durante entrevista na Base Aérea de Brasília, antes do embarque para o Estado de mais de 50 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica que trabalharão na recuperação da rede de energia.
“Com certeza, tivemos mais de R$ 1 bilhão de danos, em um primeiro momento, já avaliados na rede elétrica. Aí, eu estou incluindo média, baixa e alta tensão porque foram mais de 40 ativos de alta tensão também avariados”, revelou o ministro.
Segundo Silveira, os profissionais especializados enviados ao RS nesta quarta vão se dedicar à reconstrução de duas subestações de energia elétrica que foram “muito avariadas” pelos temporais.
Eles embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira, modelo KC-390, que também foi carregado com mais de 2,5 toneladas de equipamentos e materiais elétricos.
Na terça-feira (21), outros 100 técnicos que prestam serviços para distribuidoras de energia elétrica embarcaram no Rio de Janeiro com destino à Base Aérea de Canoas para trabalhar na recuperação da rede gaúcha.
Informações O Sul.