A chuva, infelizmente, retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta. O dia começa com tempo ainda firme e muito frio na madrugada. O amanhecer em Porto Alegre deve ter 6ºC no Jardim Botânico e até 3ºC ou 4ºC no Sul da cidade. Nos Aparados, Campanha e fronteira com o Uruguai, marcas ao redor de 0ºC, as informações são da Metsul.
O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas o tempo se instabiliza com chuva, já de manhã em setores da Metade Norte. Da tarde para a noite, a chuva atinge mais áreas do Centro para o Norte gaúcho.
No Oeste e no Sul, tempo firme tanto nesta quinta como na sexta. Na Metade Norte, o tempo segue instável com chuva na sexta e pode chover moderada a forte por vezes em alguns pontos.
A chuva em setores do Norte e do Nordeste gaúcho pode atingir 50 mm a 100 mm em várias cidades, especialmente da Serra no acumulado desta quinta-feira e do que ainda deve chover na sexta.
Os volumes devem provocar uma nova alta de menor proporção dos rios com nascentes na Serra, mas um segundo repique de cheia não será significativo como o do começo da semana. A maior preocupação é com o risco de deslizamentos na Serra, uma vez que o solo segue saturado e instável.
O frio prossegue e intenso na madrugada desta quinta, mas a massa de ar frio será menos forte nos dias seguintes no Rio Grande do Sul. O estado teve hoje, em meio ao desastre das enchentes, a madrugada mais fria até agora no ano com temperatura de 0ºC no interior gaúcho. Veja a lista das mínimas de hoje:
Nas áreas afetadas ainda por enchentes, como nos vales e na região metropolitana, as marcas ficaram abaixo dos 10ºC. Fez 5,3ºC em Viamão; 5,7ºC em Novo Hamburgo; 6,9ºC em Gravataí, 7,2ºC em Campo Bom; 7,9ºC em Nova Santa Rita, e 8,7ºC em São Leopoldo.
Em Porto Alegre, mínimas de 4,4ºC no Lami; 6,4ºC em Belém Novo; e 7,2ºC no Jardim Botânico. Em Pelotas, sofrendo com inundações, a mínima caiu a 6,2ºC. No Vale do Taquari, ainda se recuperando das cheias, fez entre 4ºC e 6ºC na maioria dos municípios.