Chuva ainda ganha sobre o RS neste domingo

Durante o domingo, 12 de maio, a pressão atmosférica estará em constante declínio sobre o Rio Grande do Sul e isso vai ser um fator importante para a formação de nuvens carregadas e para espalhar estas nuvens pelo estado. A pressão do ar baixa impulsiona o ar úmido para níveis mais altos da atmosfera, onde ocorre resfriamento e aí crescem as gotas de água e o gelo, as informações são da Climatempo.


Além disso, o Rio Grande do Sul  vai receber ar úmido do oceano e ar quente vindo do Norte do Brasil. Tudo isso colabora para a formação  manutenção das nuvens carregadas sobre o estado. Neste domingo, o oeste e o sul de SC também vão ter aumento da chuva. 


Um ciclone extratropical se forma sobre o mar no decorrer deste domingo, 12, na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e deve estar totalmente organizado à noite. Porém, o processo de formação, que é a acentuada queda da pressão do ar, aumenta a chuva e os ventos.

As chuvas voltam a ficar intensas na metade norte do estado, centro e Grande Porto Alegre, com volumes entre 90 e 180 mm acumulados até o fim do domingo nas Missões, parte do noroeste, centro, Vales, Grande Porto Alegre, serra e litoral norte. No sul e costa Doce, a chuva ocorre moderada e persistente. Os ventos sopram de sul/sudeste na metade sul do estado e no leste gaúcho, com rajadas em torno dos 40 aos 60 km/h, mantendo o mar agitado.

Chuva diminui na segunda e frio aumenta

Na segunda-feira , 13 de maio, os ventos úmidos do oceano ainda favorecem as chuvas moderadas a fortes no norte, serra e leste gaúcho, com acumulados entre 30 e 50 até o fim do dia. Os ventos ganham força sobre o Rio Grande do Sul, soprando de sudoeste/sul, com velocidades entre 50 e 80 km/h, especialmente na faixa leste, favorecendo o mar mais agitado em comparação aos últimos dias. 

Queda da temperatura traz risco de geada 

Ainda na segunda-feira, 13, o Rio Grande do Sul começa a sentir uma acentuada queda da temperatura, com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. As temperaturas mínimas ao amanhecer devem ficar entre 10°C e 16°C. 


A tendência é que na terça-feira, 14 de maio,  a massa de ar seco e frio de origem polar se desloque sobre o Rio Grande do Sul e o tempo firme predomine na maioria das regiões do estado. O frio aumenta e as temperaturas mínimas ficam ainda mais baixas, entre 2°C e 9°C. 

Geada: a fronteira com o Uruguai vai esfriar muito e tem previsão de geada ao amanhecer.

Apenas nas regiões nordeste e leste, ainda há condições para chuviscos/chuva fraca, devido à umidade do oceano em direção à costa. Os ventos permanecem soprando de sudoeste/sul, deixando o mar agitado.

Tornado em Gentil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a ocorrência de um tornado em Gentil neste sábado, 11 de maio de 2024. Na escala Fujita, de medição de intensidade de tornados, que vai de força F0 até força F5, ao que tudo indica foi um F0, o mais fraco. Em um tornado F0 estima-se que a velocidade do vento fique entre 104 a 137 km/h. O F5 teria ventos acima de 322 km/h.

É possível que tenha ocorrido também e Cambará do Sul

Volumes de chuva

Volumes de chuva da ordem de 80 mm já foram observados entre o começo da noite do dia 10 e o começo da noite de 11 de maio


MAIORES ACUMULADOS DE CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL

24 HORAS – 20H DE 10/5/24 A 20H DE 11/5/24

Cambará do Sul 81,2 mm

Canela 76,2 mm

Rio Pardo 57,0 mm

Teutônia 54,6 mm

Campo Bom 52,4 mm


MAIORES ACUMULADOS DE CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL

24 HORAS – 21H DE 10/5/24 A 21H DE 11/5/24

Alto Feliz 76,6 mm

Nova Petrópolis 75,0 mm

Nova Palma 71,0 mm

Faxinal do Soturno 69,4 mm

Caxias do Sul 68,6 mm

Três Coroas 67,0 mm

Bom Princípio 65,0 mm

São Francisco de Paula 63,6 mm

Itati 61,5 mm

Sair da versão mobile