Catástrofe gaúcha: as boas e más notícias na previsão do tempo
O Rio Grande do Sul ingressa na segunda semana de desastre com enchentes afetando um grande número de municípios e com tendência de piora com cheias históricas em algumas localidades, caso da região de Porto Alegre. O estado está no final de um segundo episódio de chuva extrema, que causa repique na maioria das bacias com cheias, o segundo em quinze dias, as informações são da Metsul Meteorologia.
A semana que começa tem boas e más notícias na previsão do tempo para o Rio Grande do Sul. Vai chover, por exemplo, menos que nos últimos dias e ainda haverá diversos momentos com sol. Por outro lado, ainda chove em parte da semana e uma forte massa de ar frio está chegando, o que vai aumentar o drama dos flagelados.
Muitas nuvens ainda cobrem muitas áreas do Rio Grande do Sul nesta segunda e chove e garoa mais nas Metades Norte e Leste do estado, mas com volumes menores do que ontem. Em pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, como na Serra e no Litoral Norte, há risco ainda de chuva por vezes moderada a forte. Já ocorrem aberturas de sol em parte do estado. Ar polar ingressa pelo Oeste e o Sul com queda de temperatura e vento Sul.
Na terça, sol e nuvens com momentos de nublado em pontos do estado. Instabilidade isolada e fraca no Nordeste gaúcho. Ar frio traz temperatura baixa com vento Sul e as marcas nos termômetros entram em acentuado declínio com muito frio cedo no Oeste e no Sul, e em todas as regiões no final do dia.
A quarta, por sua vez, terá predomínio do sol e muito frio com geada em diversas regiões ao amanhecer. Será o melhor dia da semana no Rio Grande do Sul com tempo seco e frio. Mesmo com sol, a temperatura segue baixa durante todo o dia em muitas cidades, especialmente as serranas.
Na quinta, infelizmente, uma nova mudança do tempo. O sol aparece no estado durante a quinta-feira, contudo a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva em diversas regiões, principalmente da tarde para a noite e mais do Centro para o Norte gaúcho. O dia começa ainda frio e será bastante ameno.
Na sexta, segue a instabilidade. Chove no decorrer do dia principalmente na faixa central do estado e na Metade Norte, incluindo Porto Alegre e região. Alerta-se para chuva por vezes moderada a forte e pode chover com altos volumes em algumas localidades, como da Serra. Na Metade Sul, instabilidade mais fraca e localizada com aberturas de sol.
O vento Sul que soprará nesta primeira metade da semana e durante a sexta será um agravante para as enchentes, uma vez que tende a favorecer a elevação do Guaíba e ainda do nível da Lagoa dos Patos em pontos das regiões de Pelotas e de Rio Grande.
O vento Sul será consequência de ingresso de ar frio que será outro problema que vai se somar ao drama dos desabrigados nesta semana. A muito baixa temperatura trará necessidade de aquecimento para dezenas de milhares de pessoas em abrigos. Outra preocupação é com os voluntários e forças públicas em resgates nas águas com elevado risco de hipotermia.