A Prefeitura de Caxias do Sul recepcionou os devotos participantes da romaria ao Santuário de Caravaggio no início da Estrada Municipal Arziro Galafassi com a RS-122. Este ano, em virtude da situação de calamidade pública, o município reduziu os pontos de apoio ao longo do trajeto em virtude de voluntários e servidores estarem trabalhando em outras frentes. No marco zero, a equipe da Prefeitura de Caxias registrou baixo movimento de fiéis neste final de semana dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio.
A estrutura neste ponto funcionou a partir das 5h no sábado e domingo. “Em comparação ao ano passado, que choveu em dois dos três dias de romaria, este ano notamos menos movimento do público. Acreditamos que o bloqueio da última parte do trajeto em Farroupilha, por segurança aos pedestres devido a deslizamentos de terra, que aumentou em 12 km a caminhada, foi o motivo dos romeiros não terem ido pela tradicional estrada até o Santuário. Nós também, este ano, tivemos a tarefa de informar sobre isso aos que passaram pelo ponto zero”, avalia a organizadora da ação no marco zero, a coordenadora de comunicação da Prefeitura, Fabiana de Lucena.
A ação deste ano contou com novidades como a iluminação em led de toda a Av. Triches (acesso logo após a Havan) e em parte da rodovia, a cargo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o suporte de material da concessionária CSG na RS-122, inclusive com painel informativo na entrada do marco zero.
O suporte da Prefeitura de Caxias conta com banheiros químicos, tonéis e contêineres de lixo e coleta de resíduos, distribuição de água e biscoitos, ambulância do SAMU, orientação no trânsito desde a saída da cidade no Viaduto Campo dos Bugres até a rotatória de acesso na RS-122 e segurança.
Participam as Secretarias da Saúde – SAMU, Segurança Pública e Proteção Social – Guarda Municipal, Trânsito, Transportes e Mobilidade – Fiscalização de Trânsito, Obras e Serviços Públicos – Setor de Iluminação e Subprefeitura do Desvio Rizzo, Urbanismo, Cultura e Esporte e Lazer, Samae e Codeca. A Polícia Rodoviária Estadual e a Concessionária CSG deram suporte no trecho da RS-122 para a segurança de motoristas e pedestres. Ajudaram os voluntários do 16º Distrito de Escoteiros e da Cruz Vermelha e o apoio do Supermercado Andreazza e a Orquídea Alimentos.
O Prefeito Adiló Didomenico esteve no marco zero no sábado de manhã cumprimentando a equipe e assistiu a missa no Santuário.