No Rio Grande do Sul, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) continuam suas operações de resgate. Atualmente, 42 bombeiros e cinco cães de busca estão ativos no território gaúcho, apoiados por 14 viaturas, 12 embarcações, oito motores de popa, drones e equipamentos especializados para resgate em inundações e enxurradas.
Os esforços se concentram em duas principais frentes: o resgate de famílias e animais isolados em Canoas, onde o planejamento operacional foi aprimorado por mapeamentos via drone do CBMSC e voos de reconhecimento da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), e as buscas por vítimas nas áreas de deslizamentos em Cruzeiro do Sul, uma missão dificultada pela falta de acessibilidade e que conta com o suporte aéreo da PCSC.
Em um momento comovente, um dos binômios do CBMSC, composto por um bombeiro e seu cão de busca, localizou o corpo de uma vítima em Cruzeiro do Sul.
Desde o início do envio das primeiras equipes em 1º de maio, o CBMSC já resgatou 2.988 pessoas, salvou 519 animais e encontrou 18 vítimas fatais. A mobilização inicial contou com 81 bombeiros, 28 embarcações, quatro cães de busca, 22 viaturas, além de drones, caminhões e retroescavadeiras.
Fonte: Visor Notícias