Apenados da Penitenciária de Caxias do Sul participam de ação com a Cruz Vermelha para assistência às vítimas das enchentes

Desde a semana passada, seis pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul têm trabalhado com a Cruz Vermelha do município, em espaço cedido pela Faculdade Anhanguera, onde está sendo feita a recepção de materiais para as vítimas da enchente na região. Os apenados estão auxiliando no descarregamento de cargas e separação de itens e mantimentos provenientes das doações, como produtos de limpeza, kits de higiene, roupas e cestas básicas.

Os detentos, devidamente autorizados pela Vara de Execução Penal, já têm um histórico de colaboração em demandas em prol da comunidade de Caxias do Sul, como na limpeza de praças e espaços públicos, assim como no auxílio à construção civil em unidades da Brigada Militar.

Para atuarem na função atual, a Cruz Vermelha ofereceu um treinamento aos apenados, de um turno, passando a filosofia de trabalho, que inclui princípios como humanidade e voluntariado, e detalhando a todos o seu código de ética e conduta. Além disso, eles receberam orientações acerca de logística de distribuição e prioridades no manuseio de materiais.

Desde então, já colaboraram em atividades de organização e limpeza de espaços públicos nos municípios de São Francisco de Paula, Igrejinha, Putinga, Três Coroas, Nova Prata e Caxias do Sul.

Ascom Polícia Penal
Fotos: Divulgação Polícia Penal

Sair da versão mobile