O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica ampliou o período de fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A nova previsão é que o local permaneça inoperante até 7 de agosto, no mínimo. A medida anterior previa o fechamento até 30 de maio.
A decisão se deve à persistência de alagamentos na área do aeroporto, causados pela enchente que atingiu o bairro Anchieta há mais de duas semanas. A Fraport, empresa responsável pela administração do local, ainda não definiu uma data para a retomada da operação de helicópteros.
Com a extensão do fechamento, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mantém a proibição da venda de passagens para voos com origem ou destino em Porto Alegre por 90 dias. A medida, decretada na semana passada, ainda pode ser alterada, conforme a evolução dos reparos na estrutura do aeroporto.
Para minimizar o impacto da interdição do Salgado Filho, a Fraport está viabilizando voos comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco) a partir da próxima segunda-feira (27). Serão cinco pousos e cinco decolagens por dia, com a operação de solo (check-in, despacho de bagagem e controle de segurança) sendo realizada no Canoas ParkShopping. Os passageiros serão transportados de ônibus até a Baco.
Com informações da Rádio ABC e Portal ABC+.