Devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias na região, o nível do Rio Taquari subiu durante a madrugada desta terça-feira (3). Nesta manhã, às 11h, a cota chegou a 21,46 metros, com aumento de 46 cm na última hora, conforme a régua instalada na escadaria da rua Oswaldo Aranha, em Lajeado. O nível já atingiu a cota de inundação. A previsão é de que o nível do rio atinja pelo menos 25 metros, mas esta previsão pode ser alterada a qualquer momento.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, as famílias atingidas devem buscar a Defesa Civil para remoção ao abrigo do município, que está instalado primeiramente no Centro Esportivo Municipal (CEM), no São Cristóvão, e depois será ampliado para outros locais conforme a necessidade.
“Trabalhamos neste momento com a remoção de famílias que estejam na cota 25 metros. Estamos monitorando o aumento do rio nas cabeceiras do rio Taquari e a quantidade de chuva aqui na nossa região” explica Locatelli.
Ruas já interditadas em Lajeado:
Rua Décio Martins Costa
Rua João Pessoa/Décio Martins Costa
Rua Alberto Torres/Décio Martins Costa
Rua Júlio May/Décio Martins Costa
Rua Rodolfo hexsel/Décio Martins Costa
Rua Francisco Oscar Karnal (Atrás da SLAN)
Rua Santos Filho (Parque dos Dick)
Rua João Batista de Mello/Capitão Leopoldo Heineck
Rua Alberto Torres/Capitão Leopoldo Heineck
Rua Carlos Sphor Filho (Curva do cantão)
Rua Arnoldo Uhry
Rua Júlio May/São Sebastião
Rua João Batista de Mello/João Abott
Rua Pedro Petry
Vale do Rio Pardo
As chuvas que atingem o vale do Rio Pardo desde segunda-feira (29) têm causado sérios prejuízos em toda a região. Em Sinimbu, a situação é crítica. Na madrugada desta terça-feira (30), a Defesa Civil alertou os moradores para evacuarem suas casas devido ao risco de inundação.
A água do Rio Pardinho saiu do leito e invadiu casas e estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Diversas ruas estão bloqueadas, e a igreja matriz e a praça do monumento ao Imigrante estão debaixo d’água. A projeção da Brigada Militar é que o rio ainda suba mais um metro e meio na tarde desta terça-feira (30).
A situação fez com que as viaturas da Brigada Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) circulassem pelas ruas com sirenes ligadas, orientando os moradores sobre o perigo. As aulas foram suspensas, assim como as linhas de ônibus do Expresso Sinimbu e Santa Cruz entre Sinimbu e Santa Cruz do Sul. A agência do Sicredi Vale do Rio Pardo também suspendeu temporariamente seus atendimentos.
A cidade está isolada com as saídas fechadas. As pessoas são recolhidas com barcos pela Defesa Civil e bombeiros e levadas para Igreja Evangélica de Sinimbu, onde são alojadas.
Informações Jornal Correio do Povo.