Primeira operação conjugada de logística da Amazon no Brasil é lançada em Nova Santa Rita

Novidade possibilita armazenagem e envio de produtos da multinacional e de comerciantes que utilizam a rede

A Amazon Brasil lançou a primeira operação conjugada de varejo e marketplace no Brasil no Centro de Distribuição (CD) de Nova Santa Rita, Região Metropolitana de Porto Alegre, na terça-feira (2/4). Com a novidade, será possível armazenar e enviar não só produtos da multinacional, mas também itens dos comerciantes que utilizam a rede, dando mais celeridade aos processos internos. O e-commerce da Amazon é ativo no Rio Grande do Sul desde 2020, sendo o CD de Nova Santa Rita um dos dez centros de distribuição brasileiros. As operações locais geram de 400 a 800 empregos ao longo do ano e somam mais de 40 mil m² de estrutura.

O diretor de marketplace da Amazon Brasil, Ricardo Garrido, afirmou que a escolha pelo Rio Grande do Sul é uma resposta ao aprimoramento do ambiente de negócios no Estado e à constante atualização do aparato regulatório local para refletir as necessidades dos consumidores e comerciantes do país. “O diálogo transparente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com a Secretaria da Fazenda foram determinantes para o desenvolvimento da empresa no Rio Grande do Sul”, destacou. 

 O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de lançamento do novo modelo logístico, destacando que a ampliação logística da Amazon Brasil é uma confirmação do trabalho do governo estadual pela economia gaúcha. “O esforço para tornar o Rio Grande do Sul competitivo e para construir um ambiente favorável para investidores está refletido em operações como esta, que não só gera emprego e renda, mas permite que diversos comerciantes despachem seus produtos de maneira mais ágil e segura”, disse. 

Amazon no Brasil

Por meio de seu site, a Amazon atua no varejo virtual, com venda e entrega de produtos e com uma seleção de vendedores parceiros cadastrados em seu marketplace. No Brasil, são mais de 60 mil comerciantes parceiros. Destes, 99% são empresas de pequeno e médio porte, que geraram, de 2020 a 2022, mais de 54 mil empregos diretos e indiretos atribuíveis às vendas no site da multinacional.

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