A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul, realizou, nos dias 23 e 24 de abril, operação de combate à adulteração de combustíveis. A operação resultou na interdição da bomba e do tanque de óleo diesel S10 comum comercializado por um posto no município de Cerro Branco.
Na ocasião, foi instalado laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Justiça local, onde o engenheiro químico da Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor realizou 76 análises nas 44 amostras de combustíveis coletadas nos 22 postos revendedores em atividade nos municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco e Novo Cabrais.
As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, espectrômetro de infravermelho e provetas.
Participaram da operação o procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, a promotora de Justiça Débora Jaeger Becker, da Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul, e o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.
Outras operações de monitoramento da qualidade de combustíveis já estão agendadas para as próximas semanas.