PATRAM de São Borja constata supressão de aproximadamente 94 hectares de vegetação do bioma pampa em Santo Antônio das Missões

Nesta terça-feira (02/04), a guarnição da PATRAM de São Borja, em atendimento a denúncia anônima, realizou levantamento ambiental no interior do município de Santo Antônio das Missões, constatando a supressão (com vestígios de queimada) de aproximadamente 94 hectares de vegetação típica do bioma pampa.

Em contato com o proprietário, este afirmou ter suprimido seis espinilhos e aberto valas na entrada da sua propriedade para esgotar acúmulo de umidade a fim do plantio de soja e pastagem, não possuindo a licença pertinente para o manejo realizado. Diante dos fatos, foi confeccionado Boletim de Ocorrência por Crime Contra a Flora.

Você sabia?

O Bioma Pampa, cuja ocorrência no Brasil é restrita ao Rio Grande do Sul, ocupa a metade sul do estado se estendendo por 63% do território gaúcho.

Define-se por um conjunto de vegetação de campo em relevo predominante de planície que se estende também pelo Uruguai e Argentina e é marcado pela presença de grande diversidade de fauna e flora ainda pouco conhecida.

É considerado atualmente o segundo bioma mais ameaçado do país, atrás apenas do bioma Mata Atlântica.

Sair da versão mobile