Uma nova frente fria, vinda da Argentina, está se formando e trará mudanças climáticas importantes para o sul do Brasil ao longo desta semana.
O sistema deve chegar ao sul do Rio Grande do Sul na noite de hoje (09), aumentando a nebulosidade e as chances de chuva forte no sul e norte de Santa Catarina na quarta-feira (10).
A entrada do ar frio também provocará uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente na Serra, Fronteira Oeste e região das Missões, no Rio Grande do Sul. Nas próximas days, haverá pouca variação entre as temperaturas mínimas e máximas na maior parte da Região Sul.
O frio deve se intensificar ao longo da semana, com previsão de temperaturas mais baixas em várias cidades e até mesmo nas capitais. Na quinta-feira (11), o oeste e sul do Rio Grande do Sul voltam a ter sol, mas o ar frio manterá as temperaturas baixas.
A condição de chuva aumenta devido ao deslocamento do sistema para o Sudeste e à entrada constante de umidade. Na sexta-feira (12), o frio ganha destaque, com ventos fortes reforçando a massa de ar frio sobre a região.
A frente fria também afetará o litoral sul de São Paulo, trazendo mais umidade e aumento da condição de chuva no final da semana. A entrada do ar frio na retaguarda do sistema provocará diminuição nas temperaturas na cidade de São Paulo e no litoral paulista.