Chuvas intensas e risco de temporais no Rio Grande do Sul neste domingo

Um centro de baixa pressão está cruzando o Rio Grande do Sul de Oeste para Leste neste domingo, 7 de abril, provocando intensa instabilidade em grande parte do Estado. As áreas de maior risco incluem o Oeste, Centro, Campanha e a Metade Norte.

Previsão de chuvas fortes

Pancadas de chuva torrenciais podem ser registradas em várias cidades, com acumulados que podem superar os 50 mm em diversos pontos. Há previsão de acumulados de 75 mm a 100 mm em algumas áreas, e até mesmo volumes superiores em pontos isolados. Volumes altos de chuva em curtos períodos podem causar alagamentos e transbordamentos de arroios.

Risco de temporais

Os temporais podem vir acompanhados de granizo isolado e rajadas de vento forte a intensas. Rajadas de vento podem variar de 60 km/h a 80 km/h em diversas localidades. Em alguns pontos, as rajadas podem chegar perto ou acima de 100 km/h, podendo causar danos à rede elétrica e outros estragos.

Porto Alegre e área metropolitana

A capital gaúcha e sua região metropolitana estão na zona de maior risco de alagamentos. O período de maior risco será entre a metade da manhã e o meio da tarde de domingo. A temperatura na capital deve ficar entre 19ºC e 22ºC, com pouca variação devido à chuva.

Veranópolis

A cidade de Veranópolis também está sob risco de chuvas intensas. A previsão para o município é de chuvas, com mínima de 14ºC e máxima de 20ºC.

Recomendações:

A Defesa Civil Estadual alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. A população deve evitar áreas de risco e ficar atenta aos avisos das autoridades. Em caso de emergência, ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Sair da versão mobile