Uma ação conjunta da Brigada Militar, Polícia Civil e Setor de Bem Estar Animal de Xangri-lá resultou no resgate de 26 cães da raça Spitz alemão em situação precária em Morro Alto, Capão da Canoa.
A operação ocorreu nesta sexta-feira (26), após denúncia recebida pela Patram de Capão da Canoa sobre uma criação de cães de raça para comercialização clandestina, participaram também da ação protetores independentes. Ao chegarem ao local, os agentes flagraram uma cena chocante: os animais estavam extremamente magros, desidratados, com lesões de pele e vivendo em um ambiente insalubre, sem comida, água e em meio a fezes e urina.
Após avaliação veterinária, foi constatado flagrante de maus-tratos, tipificado no Art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei Federal de Crimes Ambientais), e também a prática de construção em solo não edificável, descrito no Art. 64 da mesma lei, pois a região se trata de área Quilombola.
O responsável pelo canil clandestino foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Capão da Canoa (DPPA). Já os animais foram resgatados e levados para clínicas veterinárias para receberem os devidos cuidados. Eles permanecerão em um lar temporário até decisão judicial sobre seu futuro.