A pouco mais de 140 dias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro, o Brasil superou a marca de 150 atletas garantidos no megaevento na capital francesa. Nesta semana, mais quatro vagas foram confirmadas no tênis de mesa, via ranking, para a delegação brasileira.
Na última terça-feira, 2, a Federação Internacional da modalidade divulgou uma lista de atletas que irão para Paris. Após Paulo Salmin, Luiz Filipe Manara, Claudio Massad, Thiago Gomes, Marliane Santos e Danielle Rauen garantirem vaga pelos Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023, Cátia Oliveira, Joyce Oliveira, Bruna Alexandre e Evellyn Santos também confirmaram presença pela posição no ranking mundial. Agora, o Brasil possui 10 mesatenistas classificados.
Os atletas brasileiros do tênis de mesa possuem mais uma chance de irem aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Em maio, a cidade de Pattaya, na Tailândia, será o palco da seletiva para o megaevento. Ainda no mês de abril, será divulgada a lista completa dos classificados para as disputas de duplas.
Para Paris, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas. A delegação brasileira, até o momento, assegurou sua participação nas seguintes modalidades, com 154 esportistas: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino e feminino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa. A confirmar ainda o número de atletas sem deficiência, como goleiros, atletas-guia, calheiros, pilotos e timoneiros. A convocação final será feita em três partes: duas em junho e uma em julho.
Antes do início dos Jogos de 2024, os atletas brasileiros farão uma aclimatação na cidade francesa de Troyes, a 160 km de Paris. O presidente do CPB, Mizael Conrado, assinou o acordo no último mês de julho, no Centre Sportif de L’Aube Troyes, espaço onde os esportistas ficarão hospedados até o início do megaevento.
Na última edição, em Tóquio, foram 235 esportistas com deficiência. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades.
Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro