Uma bebê de apenas 12 dias foi salva na manhã desta segunda-feira (15), após engasgar com leite materno em sua casa, no bairro São Francisco, em Bento Gonçalves. A rápida ação dos bombeiros militares e a ajuda de uma enfermeira que passava pelo local foram fundamentais para salvar a vida da criança.
Por volta das 10h, a guarnição de serviço do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pelo telefone 193 para atender a ocorrência de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Enquanto a equipe da ambulância se deslocava para o local, um bombeiro militar prestou orientação por telefone sobre a manobra de desengasgo para a família da bebê.
Ao chegar no endereço, a equipe de bombeiros encontrou a bebê com sinais de engasgo. Com a ajuda de uma enfermeira que passava pelo local, a manobra de desobstrução foi realizada com sucesso. Após a desobstrução, os sinais vitais da bebê foram estabilizados e ela foi conduzida para o Hospital Tacchini para avaliação médica pediátrica.
Na ocasião, a mãe e a avó da bebê receberam instruções sobre a manobra de desengasgo, para que em caso de novos incidentes, estejam preparadas para auxiliar a criança.
Fotos Bombeiros de Bento Gonçalves, divulgação.