O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi reeleito neste domingo (17), garantindo sua permanência no poder até 2030. A eleição, que começou na sexta-feira (15), viu Putin conquistar cerca de 90% dos votos, segundo a imprensa estatal.
A Comissão Eleitoral Central relatou que 74,22% dos eleitores compareceram às urnas, com mais de 8 milhões de pessoas votando pela internet.
Putin não enfrentou oposição significativa na eleição. Os outros três candidatos, todos deputados, são considerados “fantoches”, tendo votado a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e expressado publicamente seu apoio a Putin.
Com este resultado, Putin foi eleito presidente da Rússia pela quinta vez. Ele assumiu o poder em 1999 e, contando seus mandatos como primeiro-ministro e presidente, completará 25 anos no comando do país.
A Rússia, o maior país do mundo em área territorial e com uma população de 141 milhões de habitantes, adotou a votação em três dias para acomodar regiões com 11 fusos horários diferentes. Cerca de 114 milhões de eleitores foram convocados para votar, incluindo ucranianos nos territórios ocupados por tropas russas.