Uma estátua representando o Leão de São Marcos, será instalada em Vila Flores, para homenagear a imigração italiana e representar o Pacto de Amizade com a cidade de Arsiè, na Itália. O monumento será inaugurado no dia 16 de março às 17h, na Rua Fabiano Ferretto, nº 200 – em frente ao Centro Administrativo Municipal.
A Administração Municipal de Vila Flores, juntamente com a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Vila Flores, convidam os munícipes para visitar a estatua e marcar presença na inauguração.
Confira a história do Leão de São Marcos e o motivo dele representar a Itália:
Na Bíblia, no livro do Apocalipse (4,7-9), Ezequiel tem uma visão em que é chamado para subir aos céus, quando chega lá vê 24 tronos com 24 ancestrais e no centro um trono maior e mais poderoso, o de Deus Altíssimo. Quatro seres vagam ao redor do Trono de Deus Altíssimo: um leão, um touro, uma águia em voo e uma figura quase humana. Todos possuem sete olhos e sete assas. Esse trecho a Bíblia foi muito interpretado desde então. A partir do papado do Papa Gregório I (509-604 d.C), esses quatro animais são atrelados a santos. O Leão é associado a São Marcos, para indicar que o discípulo de Cristo deve ter coragem perante o mundo. E também pois seu evangelho tem início com João Batista que pregava a palavra em meio ao deserto e animais selvagens, condições semelhantes as vividas pelo animal.
Essa representação se tornou popular quando o corpo de São Marcos foi levado de Alexandria para ser enterrado em Veneza, a partir daí o leão alado se tornou símbolo do município. O leão alado, em vêneto, “Leon di San Marco”, é considerado uma representação de proteção, paz e, principalmente, de tradição cristã. Hoje em dia é utilizado por empresas e clubes esportivos também.