Vila Flores promove ações de combate ao mosquito borrachudo
A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Flores junto com o Médico Veterinário Eduardo Kieling (5ª CRS de Caxias do Sul) e o Engenheiro Civil Clovis Galery (DVAS/CEVS/SES-RS) percorreram o município medindo a vazão dos arroios, para combate ao mosquito.
O projeto faz parte de medidas para melhoria no combate ao mosquito borrachudo, como uma forma de direcionar e melhor aplicar a dosagem de BTI (bioinseticida para o controle das larvas do mosquito).
Devido ao calor e as chuvas em excesso nesse ultimo ano a região sofre com um número elevado de mosquitos. A Prefeitura de Vila Flores realizou a aplicação de BTI no fim do ano passado, em uma ação conjunta com os municípios vizinhos.
A população é peça fundamental no combate ao borrachudo, uma vez que o mosquito se proliferam em lugares com grande quantidade de matéria orgânica, como fezes de animais e dejetos humanos sem tratamento adequado.
Dessa forma rios limpos e com matas ciliares preservadas em suas margens, propiciam um controle do mosquitos, já que abrigam animais predadores dos mosquitos, como sapos, lambaris e libélulas.